A segunda reunião para discutir as ações do Abril Verde 2024, foi realizada no IHGT nesta quarta-feira (8)

A segunda reunião para alinhar as ações do Abril Verde 2024 foi realizada no Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (IHGT) em Foz do Iguaçu, na manhã desta quarta-feira (8).  A iniciativa é da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde do Trabalhador, e contou com a participação de representantes de diversos setores da sociedade, que trocaram experiências, sugestões e propostas para a campanha de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho do próximo ano.

 

O encontro foi liderado por Eliane Moraes de Souza Preto, Coordenadora Municipal de Saúde do Trabalhador, e Sue Ellen Aparecida Silva Leite, Técnica de Segurança do Trabalho da Vigilância em Saúde. Ambas ouviram atentamente todas as propostas e sugestões apresentadas.

 

Eliane Moraes de Souza Preto, Coordenadora Municipal de Saúde do Trabalhador

O IHGT e o Sindhotéis são parceiros da campanha, que busca alcançar mais empresas e trabalhadores com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e promover ambientes seguros para todos. A presidente do IHGT, Mariana de Mattos Leão Hernandes, destacou que os acidentes de trabalho ocorrem diariamente e que a informação e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são fundamentais para prevenir tais acidentes.

Mutti Tarbine, diretor e vice-presidente do Sindilojas, ressaltou que os acidentes de trabalho são mais frequentes do que se imagina e que a sociedade em geral precisa se envolver e buscar mecanismos para evitá-los.

O vereador Kalito, autor do projeto que incluiu o Abril Verde no calendário oficial de eventos do município, destacou a importância de transformar as ações discutidas em realidade e mencionou a realização de uma audiência pública e a destinação de recursos para as ações do Abril Verde. “No orçamento de 2024, já está garantindo o valor de R$ 80 mil, para que de fato, possamos fazer com que todos percebam a importância dessas ações”.

Vereador Kalito, autor do projeto que incluiu o Abril Verde no calendário oficial de eventos do município

Luiz Carlos Queiroz, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Foz do Iguaçu (STTHFI), enfatizou que a campanha do Abril Verde deve trabalhar com a prevenção diária, e que as empresas devem disponibilizar espaços e horários para palestras e orientações aos colaboradores.

Sue Ellen Aparecida Silva Leite, técnica de Segurança do Trabalho da Vigilância em Saúde, considerou a reunião produtiva, destacando a importância das contribuições e da viabilidade das propostas apresentadas. “Me surpreendeu esse encontro, com representantes de vários setores, deram, sugestões e trouxeram a realidade do cotidiano deles, isso é muito importante, somente assim vamos ter um olhar globalizado da situação da saúde do trabalhador, todos têm a ganhar com essa reunião. Vamos analisar a viabilidade da implantação nesse momento, o que podemos utilizar para iniciar, nenhuma proposta será descartada”.

Com base nos dados disponibilizados no Observatório de Segurança do Trabalho (https://smartlabbr.org/sst), o perfil dos casos de CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho são nos seguimentos:

20% Atividades de atendimento hospitalar; 13,6% hotéis e similares;

7,05% restaurantes e similares, 5,85% supermercados;

4,9 % construção civil.

Sobre o Abril Verde – O Abril Verde é uma campanha de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho. É uma forma de chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, buscando conscientizar tanto os trabalhadores quanto as empresas sobre a importância de adotar medidas de segurança no ambiente de trabalho. O mês de abril foi escolhido em referência ao dia 28, que é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A cor verde simboliza a esperança de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 04/12/2023, mais informações: 45 21058158.

Texto e Fotos:  Ismael Filadelphi – Assessoria de Comunicação Sindhotéis/IHGT.