Brasil tem duas sorveterias entre as 100 mais icônicas do mundo, segundo atlas da gastronomia

A escolha não é feita somente pelo estabelecimento, mas pelo sabor de um dos sorvetes do cardápio. As duas brasileiras trazem gostos autênticos do país

Duas sorveterias brasileiras estão entre as mais icônicas do mundo, segundo o guia gastronômico TasteAtlas, divulgado no dia 21 de julho. A Cairu, de Belém, no Pará, e a Sorveteria da Ribeira, de Salvador, na Bahia, aparecem na lista ao lado de outros estabelecimentos italianos, alemães, argentinos, e franceses. A lista não é um ranking — sem uma escala de qual é o melhor – e é feita com dois tipos de votos: popular e de críticos especializados. Mais de 50.000 pessoas usam a plataforma.

“A lista abrange estabelecimentos que aperfeiçoaram seu ofício por mais de um século, servindo sabores consagrados pelo tempo, como chocolate e pistache, ou combinações inventivas como ricota e pera, sementes de gergelim e arroz”, explica o TasteAtlas, que faz listas de outras listas gastronômicas. A escolha não é somente pelo estabelecimento, mas pelo sabor dos sorvetes de cada uma delas. As duas brasileiras trazem gostos autênticos do país.

Por //exame.com/Gilson Garrett Jr./Foto: Sorvete de açaí: sorveteria Cairu, de Belém, ficou entre as 100 melhores. (Instagram/Reprodução)