Curso de Coquetéis de Final de Ano para Iniciantes
Aprenda a criar drinks clássicos e autorais para as celebrações de dezembro com o renomado mixologista Agenor Filho
O Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (IHGT), em parceria com o Fundo Iguaçu, anuncia a abertura das inscrições para o Curso de Coquetéis de Final de Ano, (Iniciante), uma oportunidade única para os interessados em ingressar no universo da mixologia. Ministrado pelo especialista Agenor Filho, o curso acontecerá nos dias 15 a 17 de dezembro de 2025, das 14h às 17h, nas instalações do IHGT, localizado na Rua Cecilia Meireles, 637 B, no bairro Monjolo.
O objetivo principal da formação é capacitar os participantes a preparar, decorar e apresentar coquetéis clássicos e autorais inspirados nas festas de final de ano. Durante as aulas, serão explorados os fundamentos da mixologia festiva, a história e evolução da coquetelaria, além de técnicas avançadas de apresentação e criação de coquetéis temáticos. O conteúdo programático foi desenhado para estimular a criatividade e consolidar as técnicas aprendidas, com foco no desenvolvimento de uma identidade profissional e na aplicação de ingredientes sazonais para uma experiência sensorial completa.
Ao final do curso, os alunos terão desenvolvido um conjunto de habilidades essenciais para se destacarem na área. Entre os resultados esperados estão o domínio dos fundamentos da mixologia, a capacidade de preparar e decorar drinks com apurado senso estético, a criatividade na elaboração de receitas autorais e o desenvolvimento de uma postura profissional focada na atenção aos detalhes e na hospitalidade. A formação visa aprimorar a identidade profissional do bartender ou mixologista, capacitando-o a combinar ingredientes e técnicas para criar experiências únicas.
O curso será conduzido por Agenor Filho, um dos principais nomes da coquetelaria na Tríplice Fronteira. Com mais de 10 anos de experiência, Agenor é reconhecido por sua técnica refinada, criatividade e liderança na formação de novos talentos. Semifinalista no prestigiado Campeonato Nacional da Campari Competition, ele atualmente chefia o Grupo Capitão, com operações no Brasil e no Paraguai, onde desenvolve cartas de coquetéis exclusivas e lidera projetos de gestão e capacitação de equipes. Sua atuação como jurado em competições nacionais no Brasil, Argentina e Paraguai reforça sua posição como uma referência na coquetelaria latino-americana.
O investimento para associados ao Sindhotéis é de R$ 205,00, enquanto para não associados o valor é de R$ 299,00. Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (45) 98801-1856 ou (45) 99132-5205. É importante ressaltar que o IHGT se reserva o direito de cancelar o curso caso o número mínimo de inscritos não seja atingido.
O IHGT mantém sua agenda de capacitações com novos cursos e workshops programados. Para acompanhar as próximas oportunidades de qualificação, os interessados podem acessar o site oficial do Instituto: https://institutohgt.com.br/.
Inscrições pelo link: https://forms.gle/yeLCPWYQhkFuQDt87
As novidades também são divulgadas nas redes sociais: Instagram @IHGT Foz e Facebook: https://www.facebook.com/ihgtfoz.
Informações: (45) 99132-5205 / 3522-1836 E-mail: ihgt@institutohgt.com.br
Assessoria de Comunicação IHGT/Sindhotéis Ismael Filadelphi | Jornalista MTB PR 6539 +55 45 999 00 3522









