Curso de Revenue Management

Terminou nesta terça-feira (15), o curso de Revenue Management, oferecido pelo Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo, Sindhotéis. Foram dois dias de aprendizado e aprimoramento na área de Revenue Management, com a consultora Gabriela Otto, que abordou a Distribuição Hoteleira, Estratégia e Lucratividade.

Mas o que é Revenue Management?

Gabriela Otto concedeu uma entrevista à assessoria de comunicação do IHGT, na qual conversou de forma breve sobre o tema da RM. “É uma estratégia que envolve a análise de dados internos e externos do mercado, para compreender o comportamento das compras e do consumo. A partir daí, é possível tomar decisões assertivas, com base em dados, para precificação dinâmica, pacotes, melhores períodos, promoções, condições de pagamento, cancelamentos e restrições que existem nas diárias. O objetivo principal é aumentar o faturamento, mas vamos além, aumentando a margem de lucro de cada negócio que chega aos hotéis.”

Gabriela Otto, explica que, independentemente da demanda do hotel, “no período de baixa demanda, reduzem-se os riscos e evita-se uma maior perda de receita. Já no período de alta, conseguimos maximizar a receita, uma vez que não temos estoque. Se, por acaso, temos apartamentos vagos, não há como repor aquele apartamento, aquela reserva, naquele dia. Precisamos fazer um mix de negócio adequado para tirar o máximo proveito de cada dia, aumentando, inclusive, o ticket médio de cada cliente, que não se limita ao valor de uma diária, mas a toda a experiência que ele tem no hotel. O quanto nossos hoteleiros estão oferecendo, serviços, experiências, gastronomia e tudo adequado para que o ticket médio aumente, a lucratividade da hotelaria passa por análise de dados”.

Hotelaria pós pandemia – “O ano de 2023, inclusive, é recorde atrás de recorde. “Temos dados do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, que o aumento de 30% de diária média e o aumento de demanda crescente, entendemos assim que toda essa demanda pode ainda se estabilizar. Estamos vivendo um momento único na hotelaria, inclusive com previsão de abertura de novos hotéis nos próximos anos”.  Concluiu Gabriela Otto.

Acompanhe a programação de cursos e palestras do IHGT, pelo nosso site: https://institutohgt.com.br/ / Instagram: IHGT Foz, Facebook: https://www.facebook.com/ihgtfoz. Informações e inscrições: (45) 99132- 5205 / 3522 1836 – E-mail: ihgt@institutohgt.com.br

 

(Por Ismael Filadelphi/ Assessoria de Comunicação IHGT/Sindhotéis).